segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Uma Modesta Proposta - Jonathan Swift

Uma Modesta Proposta, de Jonathan Swift. Escrito em 1729, na Irlanda.

Título Completo: Uma modesta proposta para prevenir que, na Irlanda, as crianças dos pobres sejam um fardo para os pais ou para o país, e para as tornar benéficas para a República.

Título Original: A Modest Proposal: For Preventing the Children of Poor People in Ireland from Being a Burden to Their Parents or Country, and for Making Them Beneficial to the Publick

Link (em PDF): http://tinyurl.com/SwiftModesta

Uma sátira sobre a sociedade e as politicas publicas para o bem estar social das camadas mais pobres, numa época anterior ao socialismo ou a qualquer tipo de movimento organizado com foco no bem estar humano. O autor sugere medidas para diminuir os níveis de pobreza de sua nação, argumentando como o problema das crianças pobres pode não só ser solucionado como pode se tornar útil e rentável as classes mais abastadas. Em tom jocoso, é um tapa na cara de muitas autoridades do nosso tempo.

Quer um exemplo? Semana passada tivemos o problema dos policiais combatendo os viciados em crack no centro da cidade de São Paulo, na região conhecida como Cracolândia. O problema está na maneira como se trata o problema: com chutes e pontapés (veja mais AQUI).

Assim como neste caso recente, onde o governo utiliza de seu aparato policial e da força física para "resolver" o problema dos viciados, e justifica seus atos com argumentos sem sentido, Swift utiliza os mesmos argumentos rasos, lançando mão de muitas falácias para corroborar seu ponto de vista. Seu objetivo é mostrar que, por mais horrível que um ato possa parecer, quando bem maquiado, sua aparência pode ganhar ar de sensatez. É claro que a modesta proposta é um caso extremo, propondo o canibalismo de crianças pobres. Mas ao utilizar dados e argumentos lógicos errados, porem concretos - mas que induzem ao erro do leitor - Swift não só trata do problema da pobreza e das politicas (ou da falta delas) de combate a mesma, como mostra como podemos ser manipulados por palavras certas.

Observe que logo no primeiro parágrafo, Swift já fará o leitor ficar ao lado dele em sua retórica:

"É motivo de melancolia para aqueles que passeiam por esta grande cidade, ou que viajam pelo campo, verem nas ruas, nas estradas, e às portas das barracas, uma multidão  de pedintes do sexo feminino, seguidas por três, quatro, ou seis crianças, todas em farrapos, a importunarem cada passante pedindo esmola."

Afinal, quem não gostaria de saber que já não existem mais pessoas na rua, passando fome e frio? A partir daí, Swift oferece a sua modesta proposta e mais, desafia os homens sábios a acharem uma outra proposta "igualmente inocente, barata, fácil e eficaz."

Adiante, lista 6 razões em sequência para se colocar em prática a sua proposta, entre elas:
- diminuir o número de católicos numa Irlanda onde estes eram, em geral, os mais pobres;
- renda para os pais das crianças;
- corte de custos para a nação;
- a roda da econômia irá girar, com a venda de "derivados" de criança;
- incentivo ao casamento.

Como refutar tais argumentos com tantas razões? Deixo a você a missão de distinguir e apreciar a critica de Swift, e pensar em como se pode evitar que propostas modestas sejam vendidas como salvação.

Boa noite.


Um pouco mais sobre Swift AQUI.

3 comentários: